domingo, 10 de março de 2013

Autismo! Entendê-lo? Ainda é desconhecido!

      Alguns autores entendem o autismo clássico aquele que apresenta a "tríade" de comprometimentos: o isolamento social, dificuldades na comunicação e insistência na repetição. O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 2000, Editora Artmed, define o autismo como dificuldades sociais, comprometimento da comunicação e comportamentos restritos. Todos os déficits precisam estar presentes, mas o déficit social sendo o mais acentuado.



      "Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades e anormalias em várias habilidades de comunicação, relacionamento social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamental." (Gary B. Mesibov)
      O autismo é derivado de um desenvolvimento neurológico atípico. Kanner, 1943, descreveu pela primeira vez o autismo. Desde então a síndrome vem sendo estudada. Leo Kanner, psiquiatra amaricano, fez esta pesquisa baseado em algumas crianças que se encontravam em sua unidade psiquiátrica com uma linguagem peculiar, insistência em rotinas e possuíam também, um comportamento repetitivo.
      A gênese do autismo tem uma base biológica e um forte componente genético.
      Atualmente, o autismo é frequentemente citado como Transtorno do Espectro do Autismo(TEA).
      Além do autismo clássico, o transtorno de espectro de autismo compreende:

  • O Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação(visto como uma forma mais amena do autismo).
  • Síndrome de Asperger(Não apresenta o mesmo déficit de comunicação, diferente do autismo, e apresenta quociente de inteligência normal).
  • Sindrome de Rett(afeta apenas meninas, a capacidade de interação social se deteriora, as habilidades cognitivas, motoras e de fala ficam comprometidas).
  • Transtorno Desenintegrativo da Infância(após dois anos de vida, as habilidades cognitivas, motoras e de vão se deterorando. Afetam mais meninos).
  • Transtorno Semântico-Pragmático(envolve a linguagem, pode haver ecolalia).
  • Transtorno de Personalidade Esquizóide(distanciamento das relações sociais).
      Com relação a inteligência, as crianças com transtornos do espectro autista, surgem com aparecimento de dificuldades profundas na aprendizagem e até alunos com capacidade acima da média.
      Para diagnosticar o autismo, a única maneira é através da observação clínica e de uma equipe interdisciplinar.
      Para auxiliar um aluno com autismo, deve-se oferecer sempre atividades que favoreçam a sua participação(use duplas ou grupos de quatro), realizar planejamento individual de ensino, observá-lo em atividades livres e dirigidas, não infantilizá-lo e sim respeitar a sua idade cronológica, disponibilizar material pedagógico ao seu alcance na sala de aula em locais diferenciados, fazer uso de regras fáceis na hora da recreação.
Bibliografia : FARRELL, Michael Dificuldades de Comunicação e Autismo, Porto Alegre 2008. Editora Artmed.





Nenhum comentário:

Postar um comentário