quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PROPOSITOR: PENSADOR!

      Avaliamo-nos constantemente em nossa vida e, muitas vezes, nem nos damos conta que estamos nos avaliando. Mas, avaliar, implica em questionamentos constantes, isto é, pensar a respeito do que se está avaliando,  se é de fato pertinente.
      A escola atualmente, convive com o paradigma da inclusão. No campo da avaliação surge então, o "diferente". Portanto, não pode haver uma única forma de avaliação. Howard Gardner fala das Inteligências Múltiplas, nas várias habilidades que devem ser observadas para enriquecer a aprendizagem do aluno e para  tornar a pessoa mais feliz ao descobrir qual a área em que é mais eficiente.
      Num mundo concreto e de objetos prontos para o consumo,  a escola poderá ajudar a criança e o adolescente a descobrir o brincar e o criar objetos elaborando hipóteses e incentivando a pesquisa.
      A escola tem por objetivo educar para o pensar, o aluno tem que ser "propositor", questionador, pensador. E para tanto, precisa participar em sala de aula, ficar a vontade para tal, se permitir ao erro. Obviamente num contexto acolhedor, com elogio sincero, com comentários adequados será facilitador para  esse comportamento desencadear. O escutar, o orientar, o dar espaço para todos se faz necessário. O professor, a escola, constrói esse contexto para que o aluno possa se expor de forma positiva, para formar valores com o propósito da formação da cidadania. Uma sociedade sem valores e princípios não vai a lugar nenhum. Gardner alerta que as inteligências não são naturalmente boas. Ser inteligente não significa ser bom.
      A bondade é Divina, vem de Deus. A escola precisa educar para o bom, para o belo, para o verdadeiro. Requer então, trabalho, trabalho sério, organização, tem que ter rotina. A escola está a serviço da sociedade e quer educar para uma sociedade melhor, quer ver o aluno aprender e precisa partir do ideal porque o seu foco é a educação. Para mercado de trabalho pode parecer romantismo? Devido a competição?  A escola em parceria com a família é formadora de caráter, é educadora! A melhor competição é a competência, o fazer bem aquilo que se tem de tarefa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário